MESSERSCHMITT Bf 109

postado em: Aeromodelismo, Nosso Blog | 0

Messerschmitt Bf 109
Também conhecido como Me 109  foi um avião de caça alemão monoposto dos anos 30 e 40 que teve uma produção de mais de 33.000 unidades, uma das aeronaves mais produzidas na história.

Havia demanda por um moderno avião de caça para a Força Aérea (Luftwaffe) que se desenvolvia em segredo. Sua construção teve início em 1934 sob a direção de Willy Messerschmitt na então Fábrica Bávara de aviões (Bayerischen Flugzeugwerken – daí a sigla Bf) em Augsburg-Haunstetten, Alemanha.

1450547

Foi um avião muito bem sucedido, alvo de críticas e também de admiração e respeito, pilotado por alguns dos maiores ases da Alemanha como Erich Hartmann com 352 vitórias, Hans-Joachim Marseille com 158 vitórias e Werner Mölders com 115 vitórias.

No Brasil o Messerschmitt Bf 109 nunca esteve em operação e havia apenas um exemplar no país, em exposição no Museu TAM, em São Carlos, estado de São Paulo (agora desativado).

Os pilotos da Luftwaffe reclamavam de seu cockpit muito apertado, tornando voar no BF 109 claustrofóbico, mas alguns pilotos diziam que isso era uma vantagem, já que ao entrar no aparelho a única coisa que se vinha a mente era derrubar inimigos. Também era crônico o problema de aterrisagem do Me-109 devido ao pequeno espaço entre os dois trens de pouso, o que o fez difícil de decolar e pousar, causando muitos acidentes. Mesmo assim este caça foi a espinha dorsal da Luftwaffe na II Guerra Mundial, e ainda lutou em vários conflitos após a guerra sendo construído pela AVIA da antiga Tchecoslováquia e grande números destes aviões foram utilizados por árabes e israelenses nos diversos conflitos iniciais no oriente médio.

images (42)images (40)
Informações técnicas
Introdução: 1937
Retirada: 1945
Comprimento: 8,95 m
Envergadura: 9,91 m
Tipo de motor: Motor V12
Fabricante: Messerschmitt
Projetista: Willy Messerschmitt.

Deixe uma resposta